quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Dalai Lama em Aquele beijo é 3 segundos de felicidade!


"O FUTURO É INALCANÇÁVEL, PORQUE ESTA SEMPRE A FRENTE. E O PRESENTE DURA POUCOS SEGUNDOS. A CHAVE DA FELICIDADE ESTA NO PASSADO – MAIS PRECISAMENTE, NAS MEMORIAS AFETIVAS QUE VOCÊ VAI CONSTRUINDO AO LONGO DA SUA VIDA. SE VOCÊ CONSEGUIR  ENCONTRÁ-LAS, SERA MUITO MAIS FELIZ."






A minha primeira postagem do ano vou dedicar a palavra felicidade, isso porque assistindo ao capitulo da novela “Aquele beijo” do dia 02 de janeiro, onde o diretor Miguel Falabella utiliza uma citação de Dalai lama, que se refere ao momento presente: 
Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. Dalai Lama.
Esta bela mensagem me incitou a pensar na felicidade que é vivida no agora.Quando começa um novo ano sempre fazemos diversos pedidos para que possamos obter realizações que tem como objetivo final a felicidade, ou seja buscamos ser felizes no futuro, sem pensar no que passou ou no que esta acontecendo. Coincidência ou não meu irmão comprou uma revista um dia depois do capitulo comentado da novela que trata do tema que estava pensando após a citação, a revista é a Super Interessante deste mês, e a matéria de capa é: Memoria mude seu passado e seja mais feliz.

Ao ler a matéria descobri que o momento presente dura apenas 3 segundos,  segundo a revista essa idéia surgiu em estudos do pisicologo Frances Paul Fraisse e hoje é aceita por diversos pesquisadores, como o também psicólogo Daniel Kahneman, ganhador do Premio Nobel. Após 3 segundos, todas as informações que passam pela sua cabeça saem da consciência e são arquivadas nos sitemas de memória do cérebro. Isso significa que você enxerga a própria vida, fundameltamente, através da memória. E isso tem uma conseqüência enorme: na pratica, ela é o fator que mais pesa na felicidade.

Assim com esta matéria pode-se dizer que a nossa memória é a responsável pela nossa felicidade eterna, ou seja quantos mais 3 segundos de momentos felizes, mais podemos garantir um passado de felicidade. Existem algumas dicas para controlar e registrar mais memórias boas,  por isso recomendo a quem tenha se interessado pelo assunto comprar a revista.

Voltando a mensagem inicial do momento presente penso que este ano vai se construir de 3 em 3 segundos, e como eu desejo um ano repleto de amor, vou dedicar cada segundo gasto  no meu blog a sensações de puro prazer que sinto ao ler lindas poesias, poemas, frases, palavras e também imagens de amor e paixão. Acredito que a maior felicidade seja as de memórias dos momentos recheados de amor, com a família, amigos, colegas e pessoas especiais que passam pela nossa vida. Quero então terminar esta postagem afirmando que mais vale acreditar na felicidade de 3 segundos do que ficar a espera dela no futuro, construa agora neste exato segundo sua vida com alegria, e garanta um lindo passado de felicidade, porque amanhã é muito longe!





Nenhum comentário: