sexta-feira, 17 de abril de 2015

Clube de Leitura Livros e Litros

No sábado passado (11/04/2015) foi realizado o encontro de comemoração do clube de leitura que participo.

E um maravilhoso grupo de pessoas que se reúnem ao menos uma vez por mês para compartilhar as impressões de um mesmo livro, quer saber mais acesse o nosso blog: http://naia77ster.wix.com/club-livros-e-litros?fb_ref=Default

Gostaria de compartilhar aqui o texto que o Autor de livros e professor:  Antonio Carlos Pereira, e também participante do clube, fez em homenagem de aniversario da fundação.



Sobre Livros e Litros.


Começo parabenizando a todos pelos três anos dessa importante iniciativa. Destaco que falar sobre leitura, amigos e litros, é, vamos dizer, não esgotar jamais esses temas. Primeiro vou citar o Menino Maluquinho, estou falando aqui do escritor Ziraldo que diz que a “leitura é e será o diferencial para o futuro das crianças”. Eu acrescento que não é só o futuro das crianças, mas sim o futuro de todos nós. Diz ainda esse escritor que ler é mais importante que estudar, pois todos que ele conhece e que são destaques na área em que atuam foram péssimos estudantes e leitores fantásticos.


Agora vou citar alguns clichês sobre ler, mas que são válidos. Ler é viajar, ler é buscar aprimoramento tanto pessoal quanto profissional. Ler é um exercício de paciência, ler é se apoderar da alma do escritor. Ler é também ser escritor, uma vez que através da leitura você interage com o mundo imaginado pelo escritor e você tem ainda a liberdade de criar outros universos e situações que muitas vezes não estão ali explícitos no livro lido. Ler é também conhecer mundos além desse em que vivemos. É assenhorar-se de palavras que podem fazer parte do seu vocabulário, é discernir com mais autoridade sobre os assuntos que são ditos no dia-a-dia. 

Um escritor amigo meu diz que a leitura torna o sujeito mais apto para resolver problemas, já que, como dito anteriormente, ler torna o sujeito mais imaginativo, mais criativo. 

Sobre amigos, cito Zé Perri, do Pequeno Príncipe, que diz que quem encontrou um amigo achou um tesouro. Amigos e crédito na praça, jamais devem faltar a qualquer bom vivente. Amigo e amizade são cativadas, só acontecem verdadeiramente com o tempo, com a dedicação. Aos amigos não se condiciona nada. Há de se ressaltar que a amizade é uma via de mão dupla. Tem de ser correspondida sob pena de naufragar na calmaria do esquecimento. 

E o importante desse grupo, para finalizar, é que o interesse maior é procurar fazer com que os leitores se tornem amigos, aprimorem o gosto pela leitura e, de lambuja, saboreiem litros, não a garrafa em si, mas o seu conteúdo. 

Sobre litros, cito Vinicius de Moraes, que diz que o uísque é o cão engarrafado e todos sabemos que o cão é o melhor amigo do homem. Ainda sobre litro, digo que vinho é a bebida dos deuses, cerveja salvou a humanidade do cólera. Refrigerante e água deixam a vida mais doce e mais diluída. 

Amigos, devemos tomar cuidado com o homem que lê só um livro a vida inteira e devemos ser amigos daqueles que leem muitos livros. 
É isso, obrigado pelo momento de prazer de encontrar todos vocês. 

Antonio Carlos Pereira

Membros do Clube de leitura Livros&Litros

Nenhum comentário: